Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de março de 2010

O título.

Sendo sincero, nunca me preocupei (pelo menos como deveria) com os inícios. Concordo que são uma ótima chance, quando o controle é só seu, de fazer dar certo. Qdo envolve mtas variáveis...bom, aí é outra história.

Mas já me disseram (ou escreveram) que analisando o início vc consegue fazer uma projeção de onde "aquilo vai dar". É claro q onde exatamente vai dar volta no assunto "variáveis", mas de qualquer maneira é a questão de se ter um bom alicerce para o edifício ser levantado.

Tentando começar isso aqui por um bom começo, e planejando um edifício, vou escrever sobre o título desse blog: "Eu, o Mundo e o Futuro".

Eu, Mundo e Futuro é inspirado no que Aaron Beck, idealizador da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), define como "Tríade cognitiva". Como a TCC é decorrente do estudo de Beck sobre depressão, foi atribuída a essas três esferas de percepção a origem desse transtorno. Eu acabo estendendo a importância dessas percepções para além da doença:

Eu - costumo chamar, desde a minha monografia, de "Eu sou" (explico melhor depois). É um termo que remete à história de Jesus e do cumprimento do maior propósito que já existiu em um ser humano. Em nós, é a possibilidade de investir esforços para que talentos, aptidões e habilidades sejam potencializados, que somadas a novas ferramentas aprendidas e tb desenvolvidas nos aproximam daquilo "para o qual fomos criados". Esse é um esforço pesado: todos temos aprendizados e crenças que nos afastam do autoconhecimento que precisam ser ressignificados. Mas é essencial...

Mundo - é o ambiente. Tem uma participação mto relevante na construção de crenças e comportamentos do indivíduo. Em conjunto com a genética, é a relação com o outro e as respostas do mundo aos comportamentos emitidos por mim desde e principalmente do núcleo familiar (estrutura biopsicossocial), que constroem e condicionam nossas crenças, interpretações, escolhas e comportamentos. O desajuste é instaurado quando, em vez de propiciar experiências gratificantes, o ambiente gera contínuo desconforto. Claro q existem momentos estressantes e ansiogênicos, onde devemos experienciar as emoções "ruins"...faz parte da saúde apresentarmos emoções coerentes com as situações.

Futuro - como o esperamos é um bom indicador de como temos a percepção de si mesmo e do mundo. A visão de um futuro ameaçador e hostil traz ansiedade e pode indicar que existem crenças disfuncionais em operação. Demandando esforços, o caminho levará à realização de seus projetos e sonhos. Esse é o peso que o futuro deve ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interpretando: