Powered By Blogger

terça-feira, 6 de abril de 2010

A realidade.

Percepção e interpretação são complementares em um processo que considero a chave da existência humana. Percepção fala sobre o input de toda informação que existe. Interpretação é o caminho entre os receptores sensoriais e o processo de dar significado àquilo que foi percebido.

Como postulou Aaron Beck: "A realidade não existe, o que existe é a percepção da realidade".

Essa frase é gigantesca. Não sei se ele foi o primeiro a falar algo nesse sentido, mas foi por ele que tomei conhecimento de uma nova forma de viver e de me realcionar, de me comportar.

TODO e QUALQUER pensamento, emoção, comportamento depende da realidade que seus receptores sensoriais captam, e de como ocorre a interpretação desses estímulos.

"O ser humano é capacitado para perceber todos os estímulos do ambiente?", me perguntou o Profº J. Landeira em uma aula.

Logo respondi que "sim". Pensei, "o ser humano é perfeito, é uma maquinaria altamente complexa: receptores, transmissores, neurônios, cérebro...". Mas não, somos quase cegos se considerarmos a quantidade de estímulos que não somos capazes de captar.

Só conseguimos escutar numa faixa estreita de frequência; a visão é tão restrita à distância e à luminosidade; somos pessimamente evoluídos no olfato e no paladar; apenas nosso tato, ou somestesia, é que ainda é considerado eficiente. Mas é só isso...

Essa conversa "fisiológica" me obriga a ser, no mínimo, cuidadoso. Todo e qualquer evento de minha vida precisa de um investimento na percepção e, principalmente, na minha interpretação. O mundo que existe é o mundo que eu consigo perceber.

Da mesma forma que nossos sentidos são limitados, nossa capacidade de dar significado aos eventos são determinados por crenças e esquemas que orientam nossa interpretação.

E é aqui que encontramos a saída para a limitação humana. Se não conseguimos obter ganhos significativos em nosso aparelho biológico, em contrapartida, nossa mente é renovável. Ela pode ser alterada através de ressignificação e flexibilização, temos a capacidade de adquirir novas crenças e esquemas de funcionamento que nos levam à saúde.

Existe um caminho de reconstrução. Podemos olhar para o passado com um novo filtro, e experimentar novas sensações decorrentes desse ato, isso é cura. Posso olhar para mim e descobrir que o que foi dito e planejado por outros, na verdade ficou lá atrás e hoje eu posso ir mais longe, testar e experimentar afetos, emoções e resultados diferentes.

Renovar minha mente e construir minha realidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interpretando: